Estatais: momentos de comprovação da manutenção das condições de habilitação

Estatais

Questão apresentada à Equipe de Consultores Zênite:

“Tendo em vista a Constituição Federal e a Lei nº 13.303/2016, é obrigatório exigir as certidões em que momento? Qual data a regularidade trazida no documento deve abranger?

DIREITO AO PONTO

Considerando as disposições da Lei nº 13.303/2016 e o entendimento firmado pelo TCU, adotado como referência, entendemos ser obrigatório exigir as certidões na fase de habilitação (na licitação), por ocasião da assinatura do contrato, se decorrido tempo suficiente para o vencimento das certidões apresentadas inicialmente e, nos contratos de entrega única, quando do pagamento. Já nos contratos de execução continuada ou parcelada, a cada pagamento efetivado pela Estatal (e nas prorrogações).

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

Você também pode gostar

FUNDAMENTAÇÃO

O art. 69, inciso IX da Lei nº 13.303/2016 estabelece a seguinte cláusula obrigatória nos contratos celebrados pelas empresas estatais:

“Art. 69. São cláusulas necessárias nos contratos disciplinados por esta Lei:

(…)

IX – a obrigação do contratado de manter, durante a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, as condições de habilitação e qualificação exigidas no curso do procedimento licitatório;”

A previsão acima repete a disciplina do art. 55, inciso XIII da Lei nº 8.666/1993, em face da qual, na Decisão nº 705/1994 – Plenário, o Tribunal de Contas da União firmou o seguinte entendimento, citado a título de referência:

“O Tribunal Pleno, diante das razões expostas pelo Relator, DECIDE:

1 firmar o entendimento de que:

a) por força do disposto no § 3º do art. 195 da Constituição Federal – que torna sem efeito, em parte, o permissivo do § 1º do art. 32 da Lei nº 8666/93 -, a documentação relativa à regularidade com a Seguridade Social, prevista no inciso IV do art. 29 da Lei nº 8666/93 e, mais discriminadamente, no art. 27-a da Lei nº 8036/90, no art. 47-I-a da Lei nº 8212/91, no art. 2º-a da IN nº 93/93-SRF e no item 4-I-a da Ordem de Serviço INSS/DARF nº 052/92 é de exigência obrigatória nas licitações públicas, ainda que na modalidade convite, para contratação de obras, serviços ou fornecimento, e mesmo que se trate de fornecimento para pronta entrega;

b) a obrigatoriedade de apresentação da documentação referida na alínea “a” acima é aplicável igualmente aos casos de contratação de obra, serviço ou fornecimento com dispensa ou inexigibilidade de licitação “ex vi” do disposto no § 3º do art. 195 da CF, citado;

c) nas tomadas de preços, do mesmo modo que nas concorrências para contratação de obra, serviço ou fornecimento de bens, deve ser exigida obrigatoriamente também a comprovação de que trata o inciso III do art. 29 da Lei nº 8666/93 a par daquela a que se refere o inciso IV do mesmo dispositivo legal;

d) nos contratos de execução continuada ou parcelada, a cada pagamento efetivado pela administração contratante, há que existir a prévia verificação da regularidade da contratada com o sistema da seguridade social, sob pena de violação do disposto no § 3º do art. 195 da Lei Maior;”

Além dos momentos indicados pelo Tribunal de Contas da União para verificação da manutenção das condições de habilitação pelas contratadas, entendemos ser necessário promover a mesma verificação no momento da assinatura do contrato, especialmente quando entre a fase de habilitação da licitação e a data da celebração do ajuste decorrer período suficiente para o vencimento das certidões apresentadas.

 

[Blog da Zênite] Estatais: momentos de comprovação da manutenção das condições de habilitação

Essa é uma, das muitas consultas respondidas diariamente pelo Serviço de Orientação por Escrito Zênite!

Veja o que a solução Zênite oferece aqui e contate o nossa equipe: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores