Estatais: em credenciamento é possível alterar a forma de pagamento prevista no edital?

Estatais

A Lei nº 13.303/2016 é omissa quanto ao procedimento de instituição de credenciamento de interessados com os quais a Administração pretenda celebrar contratos futuros. Contudo, muitos regulamentos internos de licitações e contratos das estatais têm previsto regras próprias para a instituição do credenciamento.

O credenciamento é o mecanismo a ser adotado quando a demanda administrativa não pode ser atendida com a contratação de número certo de particulares, ou seja, quando a contratação exige o maior número possível de interessados aptos a atender seu objeto. Nesse caso, quanto mais credenciados melhor será o atendimento ao interesse envolvido e não caberá falar em licitação.

Para utilizar o credenciamento, a Administração deve verificar os pressupostos de inviabilidade de competição que autorizam o afastamento do dever de licitar (imposto pelo art. 37, inc. XXI, da Constituição Federal e pelo art. 28 da Lei nº 13.303/2016).

Logo, o credenciamento requer a demonstração da inexistência de condições para viabilizar a disputa isonômica entre possíveis interessados, de modo a enquadrar-se na hipótese de inexigibilidade do art. 30, caput, da Lei nº 13.303/2016.

O TCU já apontou que a aplicação do credenciamento para contratação de serviços deve observar determinados requisitos:

Você também pode gostar

O credenciamento pode ser considerado como hipótese de inviabilidade de competição quando observados requisitos como: i) contratação de todos os que tiverem interesse e que satisfaçam as condições fixadas pela Administração, não havendo relação de exclusão; ii) garantia de igualdade de condições entre todos os interessados hábeis a contratar com a Administração, pelo preço por ela definido; iii) demonstração inequívoca de que as necessidades da Administração somente poderão ser atendidas dessa forma. (TCU, Acórdão nº 2.504/2017, Primeira Câmara)

Como vimos, o credenciamento não fixa, para a entidade estatal que o institui, o dever de firmar contratações. O acionamento dos particulares credenciados ocorre conforme o interesse, a conveniência e a oportunidade, os quais devem ser verificados pela entidade credenciadora. Caso os termos do edital de credenciamento forem inconvenientes ou inoportunos, a entidade estatal poderá declarar a extinção desse procedimento e instituir um novo, com base em condições mais adequadas.

Dessa forma, não há impedimento para que a entidade que instituiu o credenciamento promova alterações na forma e nas condições de pagamento dos credenciados, desde que respeitados os direitos adquiridos. Assim, todos os serviços prestados até a data da alteração deverão ser pagos conforme as regras vigentes no momento da execução, não incidindo efeitos retroativos para a alteração promovida.

Além disso, tal como a entidade que institui o credenciamento é livre para alterar regras fixadas para o funcionamento desse sistema, os particulares credenciados também são livres para concordar com essas alterações e, nesse caso, permanecer credenciados ou optar pelo descredenciamento.

Para a segurança e a transparência dos procedimentos administrativos relativos ao credenciamento, sugerimos que, no caso de alterações, a entidade comunique formalmente os credenciados e estabeleça um prazo razoável (pelo menos 30 dias) para o início dos efeitos das mudanças implementadas.

Portanto, em credenciamento embasado na Lei nº 13.303/2016, é possível alterar a forma de pagamento inicialmente prevista no edital. Para tanto, recomendamos a adoção das cautelas ora indicadas.

[Blog da Zênite] Estatais: em credenciamento é possível alterar a forma de pagamento prevista no edital?

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL ESTATAIS, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação das Estatais! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores