Estatais: contrato e penalidades

Estatais

  • Multa – Previsão de cobrança coercitiva – Impossibilidade – TCE/PR

O TCE/PR, em representação contra o edital regido pela Lei nº 13.303/16, determinou à estatal que deixe de “prever em seus Editais eventual autorização para a ado­ção de medidas coercitivas para o pa­gamento de multas, pois não existe esta previsão na Legislação”. (Grifamos.) (TCE/PR, Acórdão nº 1.005/2020, Pleno, Rel. Cons. José Dur­val Mattos do Amaral, j. em 03.06.2020.)

  • Previsão de cumulação de penas – Observância das hipóteses admitidas em lei – TCE/PR

O TCE/PR julgou sobre a cumulação de penas previstas em edital por estatal. No caso, o relator analisou que não houve observância aos preceitos legais quando o edital permite “que sejam aplicadas de for­ma cumulativa as penas de advertência, multa moratória, multa compensatória e suspensão do direito de participar de lici­tação e impedimento de contratar”.

Nesse sentido, “não existe permis­sivo para tal disposição, eis que a Lei n.º 13.303/16 admite a cumulação apenas das sanções de advertência e suspensão temporária com a pena de multa (art. 83, §2º)”. Assim, o tribunal determinou a estatal para que “nos Editais com eventual imposição de penalidades cumulativas, deverá ser observado o art. 83, §2º da Lei n.º 13.303/16 que apenas admite a cumulação das sanções de advertência e suspensão temporária com a pena de multa”. (Grifamos.) (TCE/PR, Acórdão nº 1.005/2020, Pleno, Cons. Rel. José Durval Mattos do Amaral, j. em 03.06.2020.)

  • Penalidades cabíveis – Rol taxativo – TCE/GO

O TCE/GO determinou à estatal: “I – que se abstenha de incluir em seus editais de licitação penalidades diversas das previstas em lei e não pre­veja mais o procedimento de glosa como penalidade, por ausência de amparo le­gal. II – que se limite a prever como pe­nalidades administrativas aquelas taxa­tivamente previstas nos artigos 82 e 83 da Lei nº 13.303/2016 (norma atualmente vigente para as estatais)”. (Grifamos.) (TCE/GO, Acór­dão nº 939/2020, Cons. Rel. Saulo Mar­ques Mesquita, j. em 30.04.2020.)

 

[Blog da Zênite] Estatais: contrato e penalidades

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores