Decisões sobre contratos de obra: vícios na execução e atraso injustificado

Obras e Serviços de Engenharia

  • Obras e serviços de engenharia – Vícios na execução – Reparos – Responsabilidade da contratada – TJ/MG

Trata-se de apelação em que se discute a responsabilidade da contratada por vícios na execução de obra.

Laudo pericial demonstrou que os defeitos derivaram da execução da obra, o que levou o julgador a concluir que “comprovados os defeitos de construção em obra de pavimentação de via pública e ausente a demonstração da ruptura do nexo causal entre o serviço prestado e os defeitos constatados, deve ser confirmada a condenação da empresa contratada à realização das correções necessárias”.

Ainda, segundo o tribunal, “não inibe o direito à recomposição dos danos a alegada falha na fiscalização do empreendimento a cargo da Administração, máxime por terem os defeitos surgido após a conclusão da obra e a utilização da via pública”. (Grifamos) (TJ/MG, Apelação Cível nº 1.0384.12.009138-2/001, Rel. Des. Corrêa Junior, j. em 06.07.2021)

  • Obras e serviços de engenharia – Atraso injustificado – Sanções – TCU

O TCU reafirmou entendimento do Acórdão nº 2.345/2017, do Plenário, no sentido de que “o atraso injustificado na execução de obras públicas é ocorrência de extrema gravidade, de maneira que o órgão contratante tem o dever de adotar as medidas cabíveis para aplicar as multas contratuais e demais penalidades previstas em lei nos atrasos advindos de incapacidade ou mora da contratada”. No mesmo sentido: Acórdão nº 2.714/2015, do Plenário. (Grifamos.) (TCU, Acórdão nº 1.218/2021, do Plenário, Rel. Min. Augusto Nardes, j. em 26.05.2021.)


 

[Blog da Zênite] Decisões sobre contratos de obra: vícios na execução e atraso injustificado

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores