Decisão: nova Lei de Licitações e o cabimento da dispensa por valor

Nova Lei de Licitações

O TCE/PR julgou a possibilidade de realização de contratação por dispensa de licitação com base no inc. I do art. 75, da Lei nº 14.133/2021.

No caso, o relator entendeu pelo cabimento da dispensa de licitação, tendo em vista que a cotação apurou o preço estimado de R$ 82.000,00 (oitenta e dois mil reais) e objeto se refere a serviços de engenharia (“elaboração de projetos executivos de arquitetura; de interiores; elétrico, de cabeamento estruturado e luminotécnico; hidrossanitários; de climatização; com seus respectivos memoriais descritivos e orçamentos”).

A Diretoria Jurídica apontou a necessidade de regulamentação de diversos artigos da Nova Lei de Licitações. Ponderou, entretanto, não vislumbrar óbices à utilização da normatização contida na Instrução de Serviço nº 125/2018 deste Tribunal de Contas quanto à pesquisa de preços, tampouco prejuízo na utilização da regulamentação atual acerca das regras de fiscalização e gestão do contrato, juntamente com as disposições trazidas pelo próprio Termo de Referência e pelo instrumento contratual, em conformidade com o disposto no artigo 6º, inciso XXIII, e 92, XVIII, da Lei 14.133/21”.

Por fim, com base na fundamentação da Diretoria Jurídica, e tendo em vista o art. 191 da Lei nº 14.133/2021, o julgador entendeu “cabível a utilização das disposições da Lei nº 14.133/21 para amparar a contratação por dispensa de licitação em exame, incumbindo à Diretoria Administrativa – Supervisão de Licitações e Contratos atentar para a regra de obrigatoriedade de publicação do contrato a ser firmado no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP, nos moldes determinados no artigo 94 da Lei 14.133/21”. (Grifamos e acrescentamos links à citação.) (TCE/PR, Acórdão nº 2.984/2021, Processo nº 617210/21, Rel. Cons. Fábio de Souza Camargo, j. em 17.11.2021.)

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores