Atenção: Lei Anticorrupção é regulamentada pelo Decreto n° 8.420, de 18 de março de 2015!

Contratos AdministrativosLicitação

A Lei nº 12.846/2013, denominada Lei Anticorrupção, dispôs sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Recentemente, o diploma legal foi regulamentado por meio do Decreto nº 8.420 de 18 de março de 2015 que dispôs, entre outros aspectos, sobre o procedimento para aplicação de sanções, forma de cálculo de multas, celebração de acordos de leniência, publicação de sanções e cadastro das empresas punidas.

Por pertinente ao tema afeto à área da contratação pública, destacaremos neste post aspectos do referido Decreto que se relacionam à Lei nº 8.666/93.

A fim de conferir maior celeridade e eficácia nos processos de apuração de sanções, o novo regramento, em seu art. 12, prevê a apuração e julgamento conjuntos dos atos que configurem infrações tanto na Lei n° 8.666/93 e demais normas afetas a licitações e contratos quanto na Lei n° 12.846/13.

Você também pode gostar

No que se refere às sanções, o art. 15, incisos I e II do Decreto preveem a aplicação de multa e publicação extraordinária da decisão sancionadora. Quando as condutas lesivas à Lei nº 12.846/2013 configurarem também infração à Lei nº 8.666/93, e tendo ocorrido a apuração conjunta, a pessoa jurídica ficará sujeita, além das sanções do art. 15, incisos I e II, à sanção de restrição de participação em licitações e celebração de contratos administrativos, nos termos do art. 16:

Art. 16. Caso os atos lesivos apurados envolvam infrações administrativas à Lei nº 8.666, de 1993, ou a outras normas de licitações e contratos da administração pública e tenha ocorrido a apuração conjunta prevista no art. 12, a pessoa jurídica também estará sujeita a sanções administrativas que tenham como efeito restrição ao direito de participar em licitações ou de celebrar contratos com a administração pública, a serem aplicadas no PAR.

O Decreto prevê também, em seu art. 28, na linha do previsto pelo art. 17 da Lei Anticorrupção, a possibilidade de celebração de acordo de leniência entre a administração pública e a pessoa jurídica responsável pela prática de ilícitos:

Art. 28. O acordo de leniência será celebrado com as pessoas jurídicas responsáveis pela prática dos atos lesivos previstos na Lei nº 12.846, de 2013, e dos ilícitos administrativos previstos na Lei nº 8.666, de 1993, e em outras normas de licitações e contratos, com vistas à isenção ou à atenuação das respectivas sanções, desde que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo, devendo resultar dessa colaboração.

Os acordos de leniência, uma vez cumpridos, poderão resultar na isenção ou atenuação das sanções previstas nos arts. 86 a 88 da Lei n° 8.666/93 ou outras sanções previstas em regramentos de licitações e contratos, consoante inc. IV do art. 40 do Decreto n° 8.420/15.

Estabelece, ainda, a competência da CGU para condução e julgamento de processos administrativos que versem sobre infrações previstas na Lei Anticorrupção, na Lei n° 8.666/93 e demais normas que versem sobre licitações e contratos, nos casos em que os fatos forem noticiados por acordos de leniência, nos termos do art. 38 do Decreto.

Acerca da divulgação das empresas sancionadas, o Decreto, em seu art. 43, aduz que o “Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS conterá informações referentes às sanções administrativas impostas a pessoas físicas ou jurídicas que impliquem restrição ao direito de participar de licitações ou de celebrar contratos com a administração pública de qualquer esfera federativa”.  Nessa divulgação estão incluídas as sanções previstas na Lei n° 8.666/93 e as demais que implicam em restrições ao direito de participar de licitações ou celebrar contratos com a Administração Pública.

Merece destaque também o reconhecimento da necessidade de ações efetivas, no âmbito interno das pessoas jurídicas, para prevenir, detectar e combater fraudes e ilícitos em processos licitatórios, bem como as irregularidades verificadas em contratos administrativos. Nesse sentido, em seu 42, inc. VIII, prevê o Decreto que os programas de integridade devem dar especial atenção a esse ponto.

Por ora, limitamo-nos apenas a apontar as principais inovações trazidas por esse novo regramento em temas pertinentes à área da contratação pública. Os desdobramentos dessas medidas serão oportunamente tratados em outros posts de nossa Equipe Técnica.

Confira o inteiro teor do Decreto: Decreto n° 8.420 de 18 de Março de 2015

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores