Na Lei 14.133/21, a garantia contratual só cobre a multa se os valores devidos pela Administração forem inexistentes ou insuficientes?

Contratos AdministrativosNova Lei de Licitações

O § 8º do art. 156 da Lei nº 14.133/2021, estabelece que:

“Se a multa aplicada e as indenizações cabíveis forem superiores ao valor de pagamento eventualmente devido pela Administração ao contratado, além da perda desse valor, a diferença será descontada da garantia prestada ou será cobrada judicialmente”.

Com base nessa previsão, vê-se que, para fins de pagamento do valor de multa e indenizações devidas à Administração (com crédito líquido após processo administrativo), a Lei nº 14.133/2021 indica que, primeiro, deverão ser utilizados/compensados os valores devidos pela Administração ao contratado, de modo que, somente não existindo valor a ser pago ao contratado ou sendo este insuficiente, é que a Administração executará a garantia contratual ou cobrará esses valores judicialmente.

Vê-se, claramente, que a Lei nº 14.133/2021 estabeleceu uma ordem para execução do valor das multas e indenizações devidas à Administração, a qual coloca em primeiro lugar a compensação desses valores com valores devidos pela Administração ao contratado. Essa é a ordem que deve, a rigor, ser observada.

Lembrando que, nos termos do que dispõe o art. 368, do Código Civil Brasileiro, “se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigações extinguem-se, até onde se compensarem”.

Considerando o exposto, entendemos correto afirmar que a nova Lei 14.133/2021 estabelece como regra que a garantia contratual somente será acionada para pagamento de multa e indenizações devidas à Administração se os valores por ela devidos à contratada não forem suficientes para tanto. Nesse sentido, é recomendável que o edital/contrato disciplinem o assunto.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores