TJ/SP: o descumprimento reiterado dos prazos pelo contratado justifica a rescisão unilateral

Contratos Administrativos

Trata-se de apelação cível em que se discute a legalidade de rescisão unilateral do contrato.

O prazo para a execução era de 90 dias, porém a empresa requereu 3 prorrogações contratuais. No entanto, a Administração não acatou o último pedido de prorrogação e “manifestou a intenção de rescindir unilateralmente a avença”.

Segundo o julgador, “a contratada reiteradamente descumpriu o cronograma de execução dos serviços contratados, não alcançando nenhum prazo fixado após as seguidas prorrogações concedidas pela Administração, violando as disposições contratuais. A documentação que instruiu o processo administrativo evidencia que por diversas vezes a contratada foi notificada do atraso e do descumprimento de previsões contratuais, sendo intimada a se manifestar”.

Assim, “não se verifica qualquer ilegalidade na motivação do ato de rescisão unilateral do contrato administrativo, uma vez que o não cumprimento ou o cumprimento irregular dos seus termos conduzem à sua extinção. Igualmente não se constata óbice ao direito de contraditório e ampla defesa da autora na espécie”. (Grifamos.) (TJ/SP, Apelação Cível nº 1064679-32.2020.8.26.0053, Rel. Des. Maria Laura Tavares, j. em 14.09.2021.)

[Blog da Zênite] TJ/SP: o descumprimento reiterado dos prazos pelo contratado justifica a rescisão unilateral

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores