TJ/SP: a revogação da licitação em razão da participação de membros da mesma família

Licitação

Trata-se de agravo de instrumento em que se busca a anulação de ato administrativo que revogou licitação pela constatação de ente familiar no certame. Em suma, a licitante venceu licitação para contratação de transporte assistencial. Porém, antes da assinatura do contrato pela vencedora, o pregoeiro constatou que a filha da vencedora também participou do processo licitatório.

Diante disso, após consulta ao parecer jurídico e deliberação do prefeito, “houve-se por bem revogar a adjudicação e homologação do procedimento, com declaração de sua nulidade, visto que a participação de mãe e filha colocam em risco a lisura do procedimento, bem como ferem o princípio da moralidade, isonomia e lisura do processo licitatório“.

O relator, ao analisar o caso, citou o art. 49 da Lei de Licitações, que prevê a possibilidade de a autoridade “revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta”. Afirmou que, “em razão da possível quebra da lisura da licitação, bem como em observância aos princípios da moralidade e isonomia, não cabe ao Judiciário interferir no mérito da decisão administrativa, que se reveste de legalidade, em razão da suspeita que paira sobre a licitude do certame”.

Nesse sentido, citou precedente do TJ/SP (Apelação nº 0001794-66.2009.8.26.0414) que reconheceu “a presença de fraude, quando há na licitação, a participação de membros da mesma família“. Diante disso, negou provimento ao recurso. (Grifamos) (TJ/SP, AI nº 2192218-94.2018.8.26.0000)

[Blog da Zênite] TJ/SP: a revogação da licitação em razão da participação de membros da mesma família

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação das Estatais! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores