TJ/RS: a Administração pode reter pagamento pela não apresentação de certidão de regularidade fiscal?

Contratos Administrativos

Cuida-se de remessa em que se discute a exigência de certidão de regularidade fiscal da contratada como condição para pagamento pelos serviços executados. Em suma, a empresa foi contratada para a execução de obras para melhoria de mobilidade urbana, incluindo material e mão de obra, porém, a Administração exigiu da contratada certidão de regularidade fiscal para liberação do pagamento pelos serviços prestados.

O relator afirmou que “a exigência de regularidade fiscal é feita para a fase de habilitação dos licitantes, devendo ser mantida a situação durante a execução do contrato. Ocorre que a retenção de valores devidos como contraprestação aos serviços já realizados não está prevista no art. 87 da Lei de Licitações como sanção pela inexecução contratual, não podendo ser aplicada a medida como penalidade, sob pena de enriquecimento ilícito da Administração“.

É no mesmo sentido o entendimento do STJ, que julgou que, “apesar da exigência de regularidade fiscal para a contratação com a Administração Pública, não é possível a retenção de pagamento de serviços já executados em razão do não cumprimento da referida exigência, sob pena de enriquecimento ilícito da Administração e violação do princípio da legalidade, haja vista que tal providência não se encontra abarcada pelo artigo 87 da Lei 8.666/93” (AgRg no AREsp nº 67.265/DF). (Grifamos.) (TJ/RS, RN nº 70079961561)]

 

[Blog da Zênite] TJ/RS: a Administração pode reter pagamento pela não apresentação de certidão de regularidade fiscal?

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação das Estatais! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores