TJ/MG: revisão no projeto em razão de alterações em normas técnicas – responsabilidade da contratada?

Contratos Administrativos

Trata-se de apelação interposta contra sentença que condenou a contratada ao pagamento de valores referentes à execução de serviços de sondagem de subsolo e revisão de projetos. Em síntese, a empresa foi contratada para elaboração dos estudos e projetos, não sendo a responsável pela execução das obras e, segundo a sentença, “devido à falta de celeridade entre a elaboração do projeto e o início das obras, haveria de ser elaborada revisão no projeto executado […], em virtude da nova Portaria nº 644 do Ministério do Trabalho“.

A decisão de primeira instância concluiu ser obrigação da contratada “revisar, corrigir ou substituir, imediatamente, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados, independentemente das penalidades aplicáveis ou cabíveis”.

O relator, ao analisar o caso, afirmou que “a demora para início das obras não pode ser imputada à empresa contratada, visto que não era a responsável pela execução do projeto“. Analisou, com base nos autos, que “o projeto foi apresentado pela empresa Ré ao Município […], com base no resultado das sondagens realizadas à época […]. Contudo, após mais de um ano da entrega e aprovação do projeto pelo Município, em 26/03/2014, a ré, ora apelante, recebeu comunicação de que a empresa responsável pela execução da obra constatou a necessidade de alteração no projeto, em razão das novas medições realizadas no terreno, e em virtude de norma técnica posterior”. Tem-se que o projeto foi elaborado seguindo a norma técnica vigente à época (NBR 6120 e a Norma Regulamentadora nº 18 do Ministério do Trabalho). Contudo, após a apresentação do projeto pela empresa, houve alteração das referidas normas, “o que impossibilitou a implantação das soluções inicialmente propostas pela empresa contratada, uma vez que estas foram proibidas pela nova regulamentação”, deixando, assim, de ser viável a utilização do projeto inicial. Sobre isso, com base na documentação da perícia, o julgador afirmou que seria possível executar o estabelecido da “forma como prevista inicialmente, se levados em consideração os dados obtidos pela primeira sondagem, o que impossibilita concluir pela existência de erro da empresa. Assim, tais circunstâncias não podem ser consideradas como vício, defeito ou incorreção resultante da execução ou de materiais empregados, com o fim de ensejar a reelaboração do projeto pela empresa ré, que, como visto, não foi a responsável pelo tempo decorrido entre a elaboração do projeto e o início de sua execução”.

Nesse sentido, o relator concluiu que não é cabível imputar à contratada, “que cumpriu suas obrigações contratuais a tempo e modo, a responsabilidade de proceder à revisão e reelaboração do projeto, com base em dados de novas medições e em normas supervenientes à sua elaboração e aprovação pela contratante”.

Dessa forma, o Tribunal julgou que “as alterações supervenientes nas normas e condições técnicas que subsidiaram o projeto elaborado pela empresa ré, já aprovado pelo Município, não se enquadram no conceito de vícios, defeitos ou incorreções contido no art. 69 da Lei nº 8666/93, razão pela qual é indevida a responsabilização da empresa contratada para revisão e reelaboração do projeto, especialmente no caso em que esta não deu causa ao atraso para sua execução“. (Grifamos.) (TJ/MG, AC nº 1.0000.18.092620-6/001.)

A decisão acima está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo selecionado e produzido pela Zênite sobre contratação pública. Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores