TCU & RS: instituído o Programa Recupera Rio Grande de Sul e não haverá regime especial de contratações

Objetivo do Programa Recupera RS é reduzir a formalidade, flexibilizar a burocracia e oferecer segurança aos gestores públicos durante as ações de recuperação do estado

Contratação diretaContratos AdministrativosNova Lei de Licitações

Na sessão plenária desta quarta-feira (8/5), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, anunciou a criação do Programa Recupera Rio Grande do Sul para acompanhamento das ações de reestruturação do estado. O objetivo é facilitar a transparência dos processos, reduzir a formalidade, flexibilizar a burocracia e oferecer segurança aos gestores públicos na tomada de decisões.

A força-tarefa de auditores vai acompanhar, em tempo real, as ações de recuperação do estado do RS após a catástrofe ocasionada pelas chuvas. O TCU vem trabalhando junto ao governo federal, Senado e Câmara dos Deputados para flexibilizar as formalidades e reduzir a burocracia, visando um atendimento efetivo à população. O Tribunal também está em contato com o Tribunal de Contas do RS (TCE-RS) para garantir que a fiscalização seja ágil e cooperativa.

O presidente Bruno Dantas reforçou que o tema será tratado com prioridade e sensibilidade na Corte de Contas. “O momento exige de todos nós a imediata proteção da população do RS. O TCU sempre trabalhou com zelo ao dinheiro público, mas, em situações excepcionais como esta, a exemplo do que vivenciamos na pandemia da Covid-19, a nossa Corte já demonstrou que a sensibilidade às necessidades das pessoas afetadas deve ser a nossa prioridade”, afirmou. A iniciativa é inspirada na experiência adquirida durante a pandemia da Covid-19, com o programa Coopera.

O trabalho de acompanhamento já foi iniciado. O Tribunal autuou três processos: o primeiro vai analisar as contratações em geral e as obras de infraestrutura (TC 008.817/2024). O relator será o ministro Vital do Rêgo. O segundo vai avaliar a conformidade das medidas adotadas pelo governo federal às normas de finanças públicas e seus impactos fiscais (TC 008.813/2024), com relatoria do ministro Jhonatan de Jesus. O terceiro diz respeito aos recursos aplicados para as atividades de Defesa Civil (008.848/2024), de relatoria do ministro Augusto Nardes.

Uma equipe especializada do TCU já fez análise preliminar do plano anunciado pelo estado. O entendimento é que, até o momento, não há necessidade de novo regime de contratação. Isso porque a nova Lei de Licitações e Contratos já contempla mecanismos de simplificação para situações de urgência.

Você também pode gostar

Confira aqui a Comunicação na íntegra.

Presidente do TCU visitou locais atingidos pelas inundações

O presidente Bruno Dantas esteve em Porto Alegre (RS), no último domingo (5/5), para reunião que tratou das enchentes que afetam o estado desde a semana passada. A participação se deu a convite do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A comitiva sobrevoou as áreas atingidas pela inundação e debateu ações do governo federal para prestar assistência às vítimas atingidas pelas chuvas. “A nossa presença foi uma demonstração da nossa solidariedade e do nosso compromisso em acelerar as ações de socorro e de reconstrução necessárias para enfrentar essa catástrofe climática”, afirmou o ministro.

Auditoria internacional busca reduzir riscos de desastres climáticos

Na última sexta-feira (3/5), o TCU realizou painel de referência para apresentar a matriz de planejamento da auditoria cooperativa internacional sobre mudanças climáticas e redução de riscos de desastres. O encontro técnico reuniu órgãos e instituições do governo, representantes da sociedade civil, universidades, entre outros, para ouvir críticas e sugestões para o aperfeiçoamento da auditoria.

A fiscalização faz parte de ação desenvolvida pela Intosai Development Initiative (IDI), órgão da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). A iniciativa apoia o crescimento da capacidade das Instituições Superiores de Controle (ISC) nos países em desenvolvimento, que também vão realizar auditorias sobre o tema.

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – CB/vaAtendimento ao cidadão – e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa – e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Fonte: TCU institui Programa Recupera Rio Grande do Sul | Portal TCU

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite