TCE/PR: dispensa de licitação para doação de ração a entidades de proteção e defesa dos animais

Contratação direta

Trata-se de consulta formulada por Presidente de Câmara Municipal solicitando posicionamento acerca da possibilidade de doação de ração pela prefeitura a entidades contempladas com título de utilidade pública municipal para proteção e defesa dos animais.

O relator, citando o disposto no art. 17 da Lei nº 8.666/1993, destacou que, “de modo geral, a doação de bens móveis, com dispensa de licitação, que pertençam à Administração Pública se faz possível, desde que atendidos dois requisitos essenciais: (i) a existência de interesse público devidamente justificado (oportunidade e conveniência socioeconômica); e (ii) voltada para fins e uso de interesse social”. Prosseguiu ressaltando que, o caso em tela atende aos requisitos impostos, conforme demonstrado nos pareceres da Procuradoria Jurídica da consulente, da unidade técnica e do Ministério Público da Corte de Contas.

Observou também que, no Estado do Paraná, a Lei Estadual nº 17.826/2013, “que rege a concessão do título de utilidade pública, incluiu a proteção animal dentre as possíveis finalidades às entidades que desejam se enquadrar nos requisitos exigidos”. Citou também a Lei Estadual nº 17.422/2012, que dispõe sobre o controle ético da população de cães e gatos no Estado do Paraná e que “prevê expressamente a responsabilidade dos Municípios no recolhimento e guarda de animais abandonados e disponibilização para adoção”.

O relator, então, concluiu: “Uma vez que a proteção de animais domésticos abandonados, além de interesse público, constitui dever atribuído ao Poder Público, o mesmo deve viabilizar tanto ações diretas de recolhimento, guarda e controle populacional de cães e gatos, quanto fomentar ações desenvolvidas pela iniciativa privada sem fins lucrativos, através da doação de bens essenciais e outros recursos necessários. Nesse contexto, não há dúvida acerca da existência de interesse público justificado no que tange à doação de ração pelo Poder Público a entidades contempladas com título de utilidade pública para proteção e defesa dos animais, uma vez que legalmente caracterizado como dever público”.

Diante do exposto, o relator apresentou a seguinte sugestão de resposta à consulta, no que concordaram os demais conselheiros: “É possível a doação de ração pela Prefeitura a entidades de proteção e defesa dos animais, reconhecido o interesse público e a função social destas, fazendo-se desnecessária autorização legislativa e dispensada a realização de avaliação prévia ou procedimento licitatório, sendo que o ato de alienação deve observar os princípios que regem a Administração Pública, dentre os quais se destaca o tratamento isonômico e impessoal às instituições beneficiadas”. (Grifamos) (TCE/PR, Acórdão nº 85/2019, Tribunal Pleno)

[Blog da Zênite] TCE/PR: dispensa de licitação para doação de ração a entidades de proteção e defesa dos animais

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores