Recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos – a perspectiva da Lei nº 14.133/2021

Doutrina

Resumo: A preservação do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos, além de dever jurídico-constitucional, é de interesse público. A Lei nº 14.133/2021 contém formulações substancialmente relevantes para regular a recomposição da equação econômico-financeira dos contratos, quando violada. São as hipóteses de revisão, reajuste em sentido estrito e de repactuação dos contratos. O manejo correto de tais institutos é fundamental para a concretização adequada dos objetivos contratuais.

 Sumário: 1. Introdução 2. As causas do desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos 2.1 Os riscos a que está sujeita a execução contratual 2.2 Desequilíbrio econômico-financeiro do contrato em decorrência de evento da álea administrativa – as alterações contratuais 2.3 Desequilíbrio econômico-financeiro do contrato em decorrência de fato da administração 2.4 Desequilíbrio econômico-financeiro em decorrência de fato do príncipe 2.5 Desequilíbrio econômico-financeiro em decorrência de evento da álea econômica, caso fortuito ou força maior 2.6 O desequilíbrio da equação econômico financeira do contrato em razão de evento relativo à álea econômica ordinária 3. A recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos para compensar a variação inflacionária 3.1 Do reajuste em sentido estrito 3.2 A periodicidade mínima para a aplicação do reajuste 3.3 A obrigatoriedade de previsão de cláusula de reajuste 4. A recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos para compensar a variação inflacionária nos contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra 4.1 A periodicidade da repactuação 4.2 A formalização do reajuste  5. A recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos em razão de evento inserido na álea administrativa ou econômica extraordinária – a revisão dos contratos 5.1 Distribuição de riscos contratuais e revisão contratual 5.2 Alterações contratuais e revisão 5.3. Revisão por força de fatores decorrentes de fato do príncipe, fato da administração ou inerentes à álea econômica extraordinária, caso fortuito ou força maior 5.4  Revisão contratual e os regimes de contratação integrada e semi-integrada 6. A preclusão lógica do direito de repactuação e de revisão 7. Conclusões a partir das normas contidas na Lei nº 14.133/21 8. Referencias

Texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e também no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores