Contratação diretaContratação PúblicaVídeos
A LEI N° 14.133/2021 NA VISÃO DO TCU, DOS TCEs E DO JUDICIÁRIO
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação online | 19 a 23 de maio
A contratação pública sustentável agrega valores ambientais e sociais em todas as fases do processo da contratação, ela busca reduzir os impactos sobre a saúde humana e o meio ambiente. Desta forma a contratação sustentável pressupõe: (a) responsabilidade do consumidor; (b) comprar somente o necessário, (c) promover a inovação; e (d) a abordagem do ciclo de vida do produto.
Essa perspectiva se dá pelo fato da Administração Pública através da contratação sustentável, satisfazer a necessidade da Administração com uma solução que oferece benefícios para a sociedade e o ambiente.
Esse quadrinômio básico (Responsabilidade do consumidor; comprar somente o que for necessário; promover a inovação e a abordagem do ciclo de vida do produto) forma os pressupostos da contratação pública sustentável.
Em linhas gerais vamos apresentar cada um desses pressupostos da contratação pública sustentável.
Responsabilidade do consumidor: É de conhecimento geral a grande influência da Administração Pública sobre a economia e seu poder de indução no mercado, desta forma se a Administração Pública apenas tiver interessada em pagar o menor preço provavelmente os fornecedores irão se orientar no menor preço criando com isso o desequilíbrio e a falta de tratamento isonômico para aqueles que se baseiam na produção justa e que geram menor impacto ambiental. Quando a Administração Pública se baseia em critérios ambientais ao realizar uma contratação ela não só está influenciando de forma positiva, como também está incentivando no mercado a inovação, estimulando a competição e induzindo de forma positiva os fornecedores a se basearem em conceitos sustentáveis.
Comprando somente o necessário: É de suma importância a conscientização para se evitar o desperdício e limitar o consumo as reais necessidades da Administração Pública, minimizando os impactos negativos associados às compras e contratações. Importante destacar que as contratações públicas não possuem maior custo total, pois ao priorizar eficiência e redução de desperdício obtém-se economia para a Administração.
Promover a inovação: Promover a inovação significa comprar produtos de menor impacto ambiental e utilizá-los de forma sustentável, visto que certos produtos e serviços são imprescindíveis para a administração. Adotando essa prática desenvolvem-se mais produtos e serviços inovadores.
Abordagem do ciclo de vida: Ocorre quando todos os impactos e custos inerentes a determinado produto são levados em conta na tomada de decisão sobre a compra como exemplo produtos que em sua concepção agridem menos e em seu descarte podem retornar ao ciclo de vida. Evitando a transferência de impactos ambientais negativos de um ambiente para outro.
Sobre o que dissemos até aqui, é possível produzir as seguintes conclusões sobre as contratações sustentáveis:
a) A contratação sustentável é um importante instrumento para a proteção ambiental.
b) Minimiza os impactos e resíduos.
c) Cria um instrumento de ação positiva para que os produtores e a indústria busquem mecanismos inovadores para incluir critérios ambientais em seus produtos e no processo produtivo.
d) Estimula a competição.
e) As contratações sustentáveis não possuem custos mais altos, pois priorizam eficiência e redução de desperdício, resultando em economia para a Administração.
De fato as compras públicas sustentáveis melhoram a imagem da Administração Pública, pois transmite aos cidadãos que seus líderes são ambientalmente, socialmente e economicamente eficientes como gestores públicos.
Capacitação online | 19 a 23 de maio
O Min. Relator Benjamin Zymler, em tomada de contas especial, avaliou a situação “fático-jurídica do cabimento do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato em razão da alegada variação cambial entre a data...
RESUMO No campo das contratações públicas, um problema crônico sempre foi a distribuição de competências ente os vários setores dos órgãos públicos, quanto ao dever de elaborar Termos de Referência,...
O Estudo Técnico Preliminar tem como objetivo evidenciar o problema a ser resolvido e a solução mais adequada, de modo a permitir a avaliação da viabilidade técnica e econômica da...
Uma leitura do artigo 15 da Lei nº 14.133/21
RESUMO O(A) pregoeiro(a), agente responsável pela condução do pregão, conforme a Lei nº 14.133/2021, desempenha um papel-chave para a eficiência e integridade das compras públicas. Porém, sua atuação envolve desafios...
O TCE/SC, em representação, decidiu sobre o conteúdo do estudo técnico preliminar (ETP) e da realização de pesquisa de preços durante o planejamento da contratação. Segundo o Tribunal, “a atual...
Quando da publicação da Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, a Lei que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, uma das novidades registradas foi...