O procedimento de “alienação” de imóveis públicos afetados por graves eventos: uma análise dos bens públicos afetados pelo “caso Pinheiro” em Maceió

Doutrina

Resumo: Análise do regime jurídico aplicável em caso de indenização a ser paga à administração relativa a imóveis públicos localizados em área afetada por evento danoso causado por particular. Faz-se diferenciação entre bem e coisa, apresentando-se a ideia de bem público imóvel inservível e suas consequências alusivas ao regime de sua alienação/trespasse. Aborda-se a questão da indenização devida à administração pela mudança do status de bem para coisa, bem como as consequências do pagamento da indenização. Conclui-se pela inaplicabilidade da regra de alienação de bens prevista na Lei nºs 8.666/1993 ou 14.133/2021, entendendo-se que o dever de indenizar decorrente da obrigação geral de não causar dano, conforme regra civilista.

Texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e também no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores