Nova Lei: instrumentos substitutivos do contrato

Contratos AdministrativosNova Lei de Licitações

Ao tratar das hipóteses que autorizam a substituição do instrumento de contrato por outro instrumento hábil, o inciso I do art. 95 da Lei nº 14.133/2021 se refere apenas à “dispensa de licitação em razão de valor”. Por uma interpretação literal, seria possível entender que apenas os contratos pautados na hipótese de dispensa prevista no art. 75, I e II, da Lei é que admitiriam a substituição do instrumento de contrato.

Contudo, em oposição ao método literal de interpretação, forma-se a interpretação sistemática, a partir da qual é possível entender que o inciso I do art. 95 encampa um critério econômico para a análise da substituição do instrumento de contrato.

Assim, em se tratando de contratação com valor inferior ao limite admitido para a contratação direta por dispensa de licitação em razão do valor (art. 75, I e II), será cabível a substituição do instrumento de contrato, independentemente do procedimento adotado para promover a seleção do contratado – licitação ou contratação direta por dispensa e inexigibilidade – e mesmo que a execução não ocorra de forma imediata e integral e da qual resultem obrigações futuras. (Orientação formulada em discussões realizadas pela Equipe Técnica.)

Como citar o conteúdo do Blog Zênite:
Zênite, Equipe Técnica. Nova Lei: instrumentos substitutivos do contrato. Blog Zênite. Disponível em: https://zenite.blog.br/nova-lei-instrumentos-substitutivos-do-contrato/. Acesso em: [data de acesso].

[Blog da Zênite] Nova Lei: instrumentos substitutivos do contrato

Esta nota está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Contratação PúblicaRegistro de Preços

O resultado da análise da amostra na vigência da ata de registro de preços é vinculante aos órgãos participantes?

RESUMO O presente artigo explora a questão da vinculação dos resultados de análises de amostras ou provas de conceito durante a vigência da Ata de Registro de Preços (ARP), considerando a Nova...

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite