Licitações no Sistema “S” e a participação de consórcios

Sistema "S"

Há regulamentos de licitações e contratos de entidades do Sistema “S” que não contemplam a possibilidade de participação, nas licitações, de empresas constituídas na forma de consórcio. No entanto, afirmar que essa possibilidade é vedada em razão da omissão é precipitado.

 

O consórcio é instrumento que permite a reunião de empresas no intuito de somar qualificação técnica e/ou econômica, para executar objetos cuja extensão, dificuldade de execução, emprego vultoso de recursos e outros fatores indiquem que poucas empresas no mercado – ou por vezes uma ou nenhuma – estão aptas a fazê-lo de forma isolada.

Na hipótese do objeto apresentar as características acima citadas, o consórcio pode se impor como única forma de possibilitar a contratação por meio de licitação, sem que se prejudique a competitividade. Afinal, num caso como o citado, vedar ou não prever a participação consórcios restringe o universo de competidores aos poucos que dispõem de condição técnica e/ou econômica de executar isoladamente o objeto.

A omissão dos regulamentos em relação à possibilidade de participação de consórcios não afasta a necessidade das entidades do Sistema “S” – quando da contratação de objetos extensos, de difícil execução e/ou que exijam emprego vultoso de recurso – de resguardar a competitividade na realização de suas licitações.

A mencionada lacuna pode ser preenchida pela autorização de participação de consórcios no edital. Lembrando sempre da necessidade de demonstrar, no processo de contratação, as razões que fundamentaram a tomada de decisão.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores