Estatais: consequências da desistência da proposta em contratação por dispensa

Esta Orientação foi elaborada pela Equipe Técnica e revisada pela Supervisão do Serviço de Orientação da Zênite.

Estatais

Questão apresentada à Equipe de Consultores da Zênite:

“Estatal realizou pesquisa de preços para a contratação por dispensa de licitação de vacinas contra a gripe para seus empregados e obteve 3 resultados. Quando a que ofertou o melhor preço foi convocada, informou sobre a impossibilidade de fornecer as vacinas e de assinar o contrato. É possível chamar a 2ª colocada e contratar pelo preço por ela ofertado? Deve-se aplicar penalidade à 1ª colocada? É preciso chamar os 3 participantes até o último não aceitar para, então, cancelar o processo?”

O Código Civil, em seu art. 427, estabelece que “a proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso” (Grifamos).

Diante disso, a proposta apresentada por particular o vincula ao seu cumprimento, independentemente do fundamento adotado para a contratação, seja por meio licitação, seja por contratação direta via dispensa ou inexigibilidade de licitação.

Tendo sido convocado para celebrar o contrato dentro do prazo de validade da proposta, o particular somente se desonerará do cumprimento dos termos da oferta se houver um justo motivo que fundamente.

Você também pode gostar

Em outras palavras, diante da recusa em honrar a proposta e realizar a contratação, a estatal deverá iniciar processo administrativo para apurar a responsabilidade do particular e oferecer-lhe a oportunidade de exercer o contraditório e a ampla defesa.

A empresa deverá ser notificada para apresentar justificativa para a recusa em contratar, que deverá envolver situações alheias à sua vontade, tais como caso fortuito, força maior ou fato ou ato de terceiro. Nesse caso, poderá ser afastado o comportamento ilícito por parte da empresa, não cabendo a aplicação de sanção.

Do contrário, não havendo a demonstração de que a recusa decorreu de situação alheia à vontade e ao domínio da empresa, sua conduta dará causa à aplicação de sanção, na forma prevista na Lei nº 13.303/2016 e no Regulamento Interno de Licitações e Contratos da estatal, pelo descumprimento da proposta apresentada.

Sobre o dever de instaurar processo administrativo, apurar a responsabilidade e aplicar sanção à empresa, citamos anotação da LeiAnotada.com e do Zênite Fácil, com o entendimento do TCU:

De acordo com o TCU, “o âmbito de discricionariedade na aplicação de sanções em contratos administrativos não faculta ao gestor, verificada a inadimplência injustificada da contratada, simplesmente abster-se de aplicar-lhe as medidas previstas em lei, mas sopesar a gravidade dos fatos e os motivos da não execução para escolher uma das penas exigidas nos arts. 86 e 87 da Lei 8.666/93, observado o devido processo legal”. (TCU, Acórdão nº 2.558/2006, 2ª Câmara, Rel. Min. Walton Alencar Rodrigues, j. em 12.09.2006.) (MENDES, 2019.)

Com relação à sanção a ser aplicada, a estatal deverá consideras as circunstâncias que envolvem o inadimplemento, a exemplo do grau de culpabilidade da empresa, reprovabilidade e lesividade da conduta praticada, agravantes e atenuantes, entre outras condições.

Ressaltamos que a sanção de multa exige previsão expressa para sua aplicação, inclusive que indique o ato ilícito e as demais condições para sua imposição.

No que diz respeito à continuidade do processo de contratação direta por dispensa de licitação em função do valor, destacamos que, nessas contratações, não há obrigação de convocar a empresa que, entre as 3 propostas obtidas, apresentou o 2º melhor preço, no caso de desistência do 1º colocado com quem seria firmado o contrato.

No caso, a estatal poderá contratar a empresa que apresentou o segundo melhor preço, mas desde que o valor ofertado esteja de acordo com a média de preços de mercado para o objeto pretendido, garantindo, assim, a celebração de contratação vantajosa.

O que determina o cabimento da contratação da segunda colocada pelo valor por ela proposto é justamente o preço de mercado para o objeto que se pretende contratar.

Recomendamos à consulente ampliar a pesquisa de preços, valendo-se especialmente de referências obtidas por meio de contratos celebrados por outros órgãos e entidades da Administração, como recomendado pelo TCU no Acórdão nº 718/2018, do Plenário.

A pesquisa de preços para elaboração do orçamento estimativo da contratação não deve se restringir a cotações realizadas junto a potenciais fornecedores, devendo ser utilizadas outras fontes como parâmetro, a exemplo de contratações públicas similares, sistemas referenciais de preços disponíveis, pesquisas na internet em sítios especializados e contratos anteriores do próprio órgão. (TCU, Acórdão nº 1.548/2018, Plenário.)

Assim, a regra é pela necessidade de ampliação das fontes de pesquisa, considerando especialmente resultados obtidos em sítios de compras governamentais e em contratações de outros órgãos, consulta que pode ser feita na ferramenta gratuita Cotação Zênite.1

CONCLUSÕES

1) Se a primeira colocada foi convocada dentro do prazo de validade de sua proposta para firmar a contratação, sua recusa injustificada configura ato ilícito, o que dá causa à aplicação das sanções cabíveis. Nesse caso, a aplicação de sanção constitui competência vinculada e não discricionária. Por isso, cumpre à estatal instaurar processo administrativo, no qual sejam observadas as garantias da ampla defesa e do contraditório, a fim de aferir a culpabilidade da 1ª colocada. Não havendo justo motivo que a autorize desistir da proposta, impõe-se a aplicação de sanção.

2) Com base nas informações apresentadas, a estatal somente poderá chamar a segunda colocada para celebrar a contratação pelo preço por ela ofertado se este estiver de acordo com a realidade dos preços de mercado praticados para objeto pretendido.

3) Nas contratações diretas, a empresa estatal não está obrigada a chamar os 3 participantes até o último não aceitar para, somente então, cancelar o processo. Nas contratações diretas, a estatal tem maior liberdade para selecionar a proposta mais vantajosa e firmar a contratação sem licitação. Mas só será lícita a contratação da 2ª colocada se demonstrada a adequação do preço por ela cotado em face da média de preços de mercado praticada para objeto similar.

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

REFERÊNCIA

MENDES, Renato Geraldo. LeiAnotada.com. Lei nº 8.666/93, nota ao art. 86, categoria Tribunais de Contas. Disponível em: http://www.leianotada.com e http://www.zenitefacil.com.br. Acesso em: 7 mar. 2019.

1 Cotação Zênite é um sofisticado sistema de pesquisa de preços públicos praticados, cuja base de informações é o Comprasnet, com acesso gratuito (http://www.cotacaozenite.com.br).

 

[Blog da Zênite] Estatais: consequências da desistência da proposta em contratação por dispensa

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL ESTATAIS, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação das Estatais! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores