Estatais: renegociação contratual com vantagens recíprocas

Estatais

Questão apresentada à Equipe de Consultores Zênite:

“Trata-se de contrato de locação com previsão de que os equipamentos deveriam ser substituídos por outros novos e sem uso em caso de prorrogação. No mesmo contrato, há a previsão de reajuste anual. Diante disso, indagamos: a) É possível dispensar a obrigação de substituição de troca de máquinas, caso o contrato seja prorrogado? b) Seria possível negociar com a empresa contratada a “renúncia” ao seu direito a reajuste contratual em troca da “não substituição” das máquinas? Assim seria possível a renúncia bilateral de obrigações, por acordo entre as partes? c) É possível, com base em decreto que prevê a racionalização de gastos, propor a renúncia da obrigação de substituição dos equipamentos, considerando que os atuais equipamentos serão suficientes “tecnicamente” para suportar o período de prorrogação do contrato?”

DIREITO AO PONTO

(…) haja vista a superveniência da legislação municipal citada, determinando contingenciamentos, entendemos possível renegociações contratuais.

Nesse sentido, é viável, sim, dispensar a obrigação da contratada de substituir as máquinas, caso o contrato seja prorrogado, em troca da supressão do direito ao reajuste devido, desde que essa operação se mostre vantajosa à Administração.

Você também pode gostar

Em outros termos, é preciso que exista uma correspondência/equilíbrio entre a redução do encargo (desobrigação quanto à substituição do maquinário), e a remuneração entabulada sem o reajuste.

Ainda, deve restar cabalmente demonstrada a ausência de prejuízo à Administração, de modo que as máquinas alocadas efetivamente atendam, tecnicamente, a demanda.

A negociação cogitada encontra amparo no art. 72, da Lei nº 13.303/2021, devendo ser formalizada por meio de termo aditivo.

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

FUNDAMENTAÇÃO

A resposta, ao que tudo sugere, é positiva. Isso se restar cabal e inquestionavelmente demonstrado que a não substituição dos equipamentos locados por outros novos não prejudicará a Entidade, e que tal operação se mostra vantajosa quando considerado que essa concessão é compensada com a não aplicação dos critérios de reajuste previstos no contrato.

Afinal, os contratos firmados pelas empresas estatais são regidos por regras de direito privado (art. 68, da Lei das Estatais), o que autoriza que as partes realizem acordos e negociações destinadas a melhor satisfazer suas pretensões. E mais, a remuneração constitui um direito patrimonial, o que lhe atribui natureza jurídica de direito disponível, de modo que nada impede a Contratada de renunciar ao reajuste contratualmente estabelecido. Também é disponível a obrigação de o contratado substituir os equipamentos locados por novos em virtude da prorrogação contratual, o que autoriza a Entidade a abrir mão dessa prerrogativa, contanto que, comprovadamente, tal alternativa lhe seja vantajosa, ou seja, que renunciar aos equipamentos novos condiga com os benefícios decorrentes da renúncia ao reajuste.

Sendo esse o caso, a negociação estará ampara, antes de tudo, no princípio da eficiência e nos princípios da economicidade e da eficácia, que são, em verdade, desdobramentos daquele primeiro.

Mesmo que não exista um dispositivo expresso na Lei das Estatais autorizando tal negociação, tampouco o Regulamento de Licitações da Entidade disponha sobre o tema, ela pode ter como fundamento o art. 72 da Lei nº 13.303/2016, segundo o qual os “contratos regidos por esta Lei somente poderão ser alterados por acordo entre as partes, vedando-se ajuste que resulte em violação da obrigação de licitar”.

A partir dos elementos trazidos pela Entidade, não parece que a negociação descrita, baseada em concessões recíprocas, ofenda a obrigação de licitar. Até porque, a renúncia ao direito de substituir os equipamentos até então locados por novos não parece transfigurar o objeto inicialmente licitado em outro de características e finalidades distintas, nem se resume à criação de um benefício para o contratado, que renunciará ao reajuste contratual. Relembre-se, uma vez mais, que a negociação pressupõe a demonstração efetiva da vantagem, para a entidade, de ceder a tal direito frente à renúncia, pelo contratado, da aplicação do reajuste contratual.

Havendo a concordância entre as partes em relação as condições descritas, sob a premissa de que a operação é vantajosa para a Entidade, poderá ser formalizada com base no art. 72 da Lei e deverá ser concretizada por meio de termo aditivo (art. 81, § 7º, da Lei das Estatais).

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores