Decisões: sanções administrativas

Sanções Administrativas

  • Declaração de inidoneidade – Empresa não licitante e/ou não contratada – Aplicação de penalidade – Possibilidade – TCU

Trata-se de representação em que foi apontado ser “aplicável a declaração de inidoneidade (art. 46 da Lei nº 8.443/92) a empresa que, embora não assuma a condição de licitante ou não seja contratada, participe do processo licitatório com intuito de fraudá-lo, a exemplo do oferecimento de proposta para subsidiar pesquisa de preços viciada”. (Grifamos.) (TCU, Acórdão nº 2.166/2022, do Plenário, Rel. Min. Augusto Sherman, j. em 05.10.2022.)

  • Ausência de procedimento administrativo – Contraditório e ampla defesa – Violação – Nulidade – TJ/SC

O TJ/SC julgou a aplicação de sanção de impedimento de licitar e contratar a empresa sem o respectivo procedimento administrativo. No caso, a empresa, após a prorrogação contratual, requereu a rescisão do contrato, diante da ausência de acordo sobre a necessidade de revisão dos valores, motivo pelo qual importou na violação contratual e, consequentemente, sancionamento por parte da administração. Nesse sentido, o relator apontou que a “quebra do contrato, por resilição motivada pela impetrante, então, autorizaria a impetrada a adotar medidas cabíveis, como a aplicação de uma sanção, se anteriormente houvesse processo administrativo que possibilitasse seu direito de defesa”. No entanto, “não houve processo administrativo, e em consequência disso restou configurada ofensa aos princípios do contraditório e ampla defesa, requisito prévio necessário para a aplicação de qualquer sanção”. (Grifamos.) (TJ/SC, Remessa Necessária Cível nº 5002547-09.2022.8.24.0067/SC, Rel. Des. Sérgio Roberto Baasch, j. em 18.10.2022.)

[Blog da Zênite] Decisões: sanções administrativas

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores