Decisões do TCU sobre a nova Lei de Licitações – parte 1

Nova Lei de Licitações

  • Licitação – Documento ausente – Diligência – Possibilidade – TCU

O TCU, em sede de representação, julgou sobre a possibilidade de diligência para o saneamento de eventuais erros ou falhas na apresentação de propostas.

A equipe técnica, ao analisar o caso, citou entendimento do Acórdão nº 1.121/2021, do Plenário, no sentido de que “o pregoeiro, durante as fases de julgamento das propostas e/ou habilitação, deve sanear eventuais erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante decisão fundamentada, registrada em ata e acessível aos licitantes, nos termos dos arts. 8º, inciso XII, alínea ‘h’; 17, inciso VI; e 47 do Decreto 10.024/2019”.

O mesmo julgado decidiu ainda que “a vedação à inclusão de novo documento, prevista no art. 43, § 3º, da Lei 8.666/1993 e no art. 64 da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), não alcança documento ausente, comprobatório de condição atendida pelo licitante quando apresentou sua proposta, que não foi juntado com os demais comprovantes de habilitação e/ou da proposta, por equívoco ou falha, o qual deverá ser solicitado e avaliado pelo pregoeiro”. (Grifamos.) (TCU, Acórdão nº 2.443/2021, do Plenário, Rel. Min. Augusto Sherman, j. em 06.10.2021.)

  • Licitação – Suspensão – Inconstitucionalidade do § 1º do art. 171
Você também pode gostar

Trata-se de proposição acerca de possível inconstitucionalidade dos §§ 1º e 3º do art. 171 da Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações). O relator analisou 3 ordens de inconstitucionalidade no § 1º do referido artigo: formal subjetiva, formal orgânica e material. A análise de inconstitucionalidade decorre da expressão “no prazo de 25 (vinte e cinco) dias úteis, contado da data do recebimento das informações a que se refere o § 2º deste artigo, prorrogável por igual período uma única vez”, contida no referido dispositivo.

Segundo o julgador, “a inconstitucionalidade formal subjetiva decorre da fixação, pela Nova Lei de Licitações, de prazo para o exercício do controle externo, com a conseguinte usurpação da competência privativa dos tribunais de contas para propositura de lei que discipline a sua forma de atuação, funcionamento e organização interna”.

No caso, a fixação do prazo “viola a iniciativa privativa do TCU para propositura de lei visando à alteração da sua organização e funcionamento, prevista no art. 73 c/c art. 96, inciso I, alínea “a”, e inciso II, alínea “d”, da Constituição Federal”. Quanto à inconstitucionalidade formal orgânica, “a competência para dispor sobre a organização e o funcionamento dos tribunais de contas estaduais e municipais é dos respectivos estados-membros, conforme previsto no parágrafo único do art. 75 da Constituição Federal”.

Assim, “a União, ao estabelecer indistintamente para todos os tribunais de contas o mencionado prazo para o julgamento dos casos em que seja decretada suspensão cautelar de licitação, acabou por estabelecer norma de processo que atinge a autonomia organizacional e funcional desses órgãos de controle externo, com a consequente usurpação da competência privativa reservada aos estados-membros, incorrendo, assim, em inconstitucionalidade formal orgânica, por violação aos arts. 18, 25, caput e § 1º, c/c arts. 73, 75 e 96 da Constituição Federal. (…)

Por fim, o mencionado dispositivo legal, ao fixar um prazo exíguo para o exercício do controle externo, incorre em inconstitucionalidade material, por obstar o pleno exercício de competências expressas do TCU previstas no art. 71 da Constituição Federal, notadamente a competência para fiscalizar, bem como o próprio poder geral de cautela, fundado na teoria dos poderes implícitos”. (Grifamos.) (TCU, Acórdão nº 2.463/2021, do Plenário, Rel. Min. Bruno Dantas, j. em 13.10.2021.)

[Blog da Zênite] Decisões do TCU sobre a nova Lei de Licitações – parte 1

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores