Contratação de serviço de motoboy para entrega e coleta de documentos.

Planejamento

A possibilidade de contratação de serviço de motoboy para entrega e coleta de documentos é tema que se reveste de polêmica.

A controvérsia reside, em suma, em saber se a entrega e coleta de documentos configuram serviços postais, cuja prestação constitui monopólio da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Embora alguns dispositivos da Lei nº 6.538/78 possam orientar a configuração dos serviços sujeitos ao monopólio dos Correios, a exemplo do art. 9º, o fato é que a literalidade das regras não é evidente o suficiente para amparar as diversas situações que podem surgir.

Na atualidade, há grande discussão acerca dos serviços que efetivamente estariam abrangidos pelo regime de monopólio. Podemos citar, como exemplo, as decisões exaradas pelo Supremo Tribunal Federal, nos seguintes processos:

Você também pode gostar

– AI 850632 AgR / RS – RIO GRANDE DO SUL, Julgamento em 18/12/2012, Min. Rel. Luiz Fux.

– RE 594827 / RJ – RIO DE JANEIRO, Relator(a): Min. LUIZ FUX, Julgamento: 29/03/2012.

– RE 636195 / RS – RIO GRANDE DO SUL, Relator(a): Min. JOAQUIM BARBOSA, Julgamento: 30/06/2011.

Da leitura das decisões acima, é possível formar o entendimento de que a licitação para contratação de serviços de motoboy, visando à entrega/coleta de documentos, apenas será legítima se o serviço não envolver a entrega/coleta de documentos expedidos pela Administração, de interesse direto de terceiro.

Assim, por exemplo, se a Administração pretende realizar a entrega de guias ou boletos de cobrança aos contribuintes ou consumidores, não poderá, como regra, valer-se de motoboy, mas do Correios.

Demais disso, relativamente à entrega de documentos de interesse da Administração junto a outras unidades administrativas a ela relacionadas, a entrega apenas seria viável mediante a utilização de sua própria estrutura, por exemplo, servidores ocupantes do cargo de motorista.

Frise-se, de todo modo, que o tema reveste-se de polêmica, tal como acima evidenciado.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores