Caso a Administração precise contratar 2 demandas com o mesmo fornecedor, por inexigibilidade, pode instruir um processo e formalizar num único contrato?

Contratação diretaNova Lei de Licitações

O pressuposto para a inexigibilidade de licitação é a caracterização da inviabilidade de competição. Neste caso, o dever de licitar é afastado de forma absoluta e peremptória, ou seja, se a competição é inviável, por conseguinte, a licitação é materialmente impossível de ser instaurada.

Importante destacar que a inviabilidade de competição pode ser absoluta ou relativa. Edgar Guimarães e Ricardo Sampaio distinguem as espécies de inviabilidade de competição da seguinte forma:

A inviabilidade de competição pode ser absoluta (art. 74, inciso I e IV) ou relativa (art. 74, incisos II, III e V). Configura a inviabilidade absoluta a inexistência de competidores, ou seja, quando apenas uma pessoa pode executar o objeto pretendido pela Administração (art. 74, inciso I) ou quando a Administração precisa contratar todos os interessados que preencham as condições definidas para a contratação (art. 74, inciso IV). Será relativa quando, apesar de existir mais de uma pessoa capaz de executar o objeto pretendido, a Administração não dispuser de meios e critérios objetivos para selecionar a proposta mais vantajosa.1

Considerando que somente será lícito contratar diretamente sem licitação se a situação fática se enquadrar em uma das hipóteses de dispensa ou inexigibilidade previstas na Lei nº 8.666/1993 ou na Lei nº 14.133/2021, a demonstração de atendimento a essa condição constitui requisito indispensável para a regularidade do processo administrativo de contratação direta.

Nesse sentido, no caso em exame, a rigor, não vemos impedimento de a Administração contratar o atendimento de duas demandas específicas, junto a um mesmo fornecedor, por inexigibilidade de licitação, por meio da instrução de um só processo de contratação direta e formalização das duas relações em único contrato.

Nem a Lei nº 8.666/1993 e nem a Lei nº 14.133/2021 exige, ao menos literalmente, que o atendimento de cada demanda administrativa se dê por meio de um processo administrativo e contrato específico. Assim, desde que no aludido processo reste demonstrada a inviabilidade de competição como razão a legitimar o atendimento das duas demandas administrativas não se vislumbra, a rigor, irregularidade em reunir o atendimento dessas duas demandas e, por meio de um único processo administrativo, celebrar um só contrato por inexigibilidade de licitação.

Atente-se, no entanto, que se o atendimento de uma das demandas poderia ocorrer por meio da instauração de processo licitatório, não existindo justificativa capaz de demonstrar a imprescindibilidade de seu atendimento em conjunto com a outra, para a qual se justifica a contratação direta por inexigibilidade de licitação, restará caracterizada manifesta fuga do dever de licitar. Disso decorre, então, ser imprescindível que no processo administrativo seja demonstrada a condição de inviabilidade de competição para atendimento das duas demandas envoltas no contrato celebrado.

GUIMARÃES, Edgar e SAMPAIO, Ricardo. Dispensa e inexigibilidade de licitação: Aspectos jurídicos à luz da Lei nº 14.133/2021. Rio de Janeiro: Forense, 2022, p. 63.

[Blog da Zênite] Caso a Administração precise contratar 2 demandas com o mesmo fornecedor, por inexigibilidade, pode instruir um processo e formalizar num único contrato?

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores