Alteração do critério de “CNAE” para o “mesmo ramo de atividade”: o que deve fazer quem adotou a IN nº 67/2021 (federal)?

Nova Lei de Licitações

A fim de evitar o fracionamento indevido de despesa por meio da contratação direta por dispensa de licitação em razão do valor, a Lei nº 14.133/2021 estabeleceu o seguinte critério para fins de aferição dos valores que atendam aos limites referidos nos incisos I e II do seu art. 75:

Art. 75. É dispensável a licitação:

[…]

§ 1º Para fins de aferição dos valores que atendam aos limites referidos nos incisos I e II do caput deste artigo, deverão ser observados:

Você também pode gostar

I – o somatório do que for despendido no exercício financeiro pela respectiva unidade gestora;

II – o somatório da despesa realizada com objetos de mesma natureza, entendidos como tais aqueles relativos a contratações no mesmo ramo de atividade. (Destacamos.)

No âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, inicialmente, a Instrução Normativa nº 67/2021 definiu como critério para caracterização do “ramo de atividade” visando a identificação de “objetos de mesma natureza” o nível de subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE:

Art. 4º Os órgãos e entidades adotarão a dispensa de licitação, na forma eletrônica, nas seguintes hipóteses:

[…]

§ 2º Considera-se ramo de atividade a partição econômica do mercado, identificada pelo nível de subclasse da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE. (Destacamos.)

Ocorre que, no dia 23 de março de 2023, foi publicada a IN SEGES/MGI nº 8, que promoveu a seguinte alteração na IN SEGES/ME nº 67/2021:

Art. 1º A Instrução Normativa SEGES/ME nº 67, de 8 de julho de 2021, passa a vigorar com as seguintes alterações:

‘Art. 4º

………………………………

§ 2º Considera-se ramo de atividade a linha de fornecimento registrada pelo fornecedor quando do seu cadastramento no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), vinculada:

I – à classe de materiais, utilizando o Padrão Descritivo de Materiais (PDM) do Sistema de Catalogação de Material do Governo federal; ou

II – à descrição dos serviços ou das obras, constante do Sistema de Catalogação de Serviços ou de Obras do Governo federal.’ (NR) (Destacamos.)

Considerando que o órgão/entidade de outra esfera tenha expedido ato normativo apenas remetendo a aplicação nos seus processos de contratação do regulamento editado pelo Poder Executivo federal, no caso, a IN SEGES/ME nº 67/2021, deverão ser observadas as alterações promovidas neste ato.

De outro lado, se ao regulamentar a matéria o órgão/entidade expediu ato com o mesmo teor da IN SEGES/ME nº 67/2021, mas sem prever a sua aplicação, para que as alterações promovidas sejam aplicadas será preciso a expedição de ato promovendo alteração idêntica.

Vale registrar que essa alteração entrou em vigor no dia 02 de maio de 2023, conforme dispõe o art. 2º da aludida Instrução Normativa SEGES/MGI nº 8/2023.

[Blog da Zênite] Alteração do critério de “CNAE” para o “mesmo ramo de atividade”: o que deve fazer quem adotou a IN nº 67/2021 (federal)?
A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.
 
Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores