A desvinculação do prazo de vigência do contrato do período de garantia técnica

Esta Orientação foi elaborada pela Equipe Técnica e revisada pela Supervisão do Serviço de Orientação da Zênite.

Contratos Administrativos

Questão apresentada à Equipe de Consultores da Zênite:

“É possível realizar acréscimo de 25% em contrato de fornecimento de equipamentos após a entrega definitiva dos objetos, tendo em vista que o contrato tem prazo de vigência de 60 meses a partir do recebimento definitivo do objeto? O prazo da vigência foi estipulado para abarcar a garantia técnica de 60 meses. Exemplificando: A Administração celebrou contrato para aquisição de 20 computadores, os quais foram recebidos definitivamente em 10.10.2016. O término da vigência estabelecida no contrato é 09.10.2021. É possível fazer um aditivo acrescendo 4 computadores em 10.10.2018?”

A garantia técnica1 é um plus, um benefício concedido pelo fornecedor-direto (vendedor do bem ou prestador do serviço) ou pelo fornecedor-indireto (fabricante do produto) (MARQUES, 1992, p. 205). A finalidade é assegurar, por determinado período, padrão de qualidade adequado, segurança, durabilidade e desempenho de certo bem ou serviço contratado. Por isso, constitui uma obrigação futura, que será exigida se a Administração verificar algum defeito no produto entregue pelo contratado.

Sua concessão e seu prazo são fixados de acordo com a liberalidade de quem oferece, e sua formalização é por meio de termo escrito, conforme prevê o art. 50, parágrafo único, da Lei nº 8.078/1990.

Apesar de ligada à obrigação principal do contrato administrativo, com ela não se confunde; é, na verdade, uma obrigação secundária. E isso se deve ao fato de que, embora ela integre a obrigação prevista em contrato, tem sua existência vinculada ao cumprimento da obrigação principal, ao fornecimento ou ao serviço propriamente ditos.

Você também pode gostar

Em vista disso, embora ligadas, são 2 obrigações diferentes. A primeira é a execução do objeto do contrato administrativo; a segunda, a obrigação de garantir padrão de qualidade adequado, segurança, durabilidade e desempenho do objeto contratado (já entregue ou executado).

O prazo da garantia técnica deve ser estabelecido com base nas condições praticadas no setor privado, de acordo com a realidade de mercado; o prazo do contrato administrativo, por sua vez, é baseado no tempo necessário para cumprimento do objeto e respectivo pagamento pela Administração, o qual está limitado, como regra, à vigência do crédito orçamentário (art. 57 da Lei nº 8.666/1993).

Por isso, o prazo de vigência do contrato não deve ser estabelecido abarcando o período de garantia técnica, mas deve atender ao prescrito no art. 57 da Lei de Licitações (nesse sentido, vide Decisão nº 202/2002, da 1ª Câmara do TCU).

Vejamos, também, Orientação Normativa nº 51 da Advocacia-Geral da União:

A garantia legal ou contratual do objeto tem prazo de vigência próprio e desvinculado daquele fixado no contrato, permitindo eventual aplicação de penalidades em caso de descumprimento de alguma de suas condições, mesmo depois de expirada a vigência contratual. (Grifamos)

Logo, a vigência do contrato não deve incluir o prazo de garantia técnica. Na verdade, a vigência contratual extingue-se com a finalização da execução do objeto, o recebimento e o consequente pagamento. Já o prazo de garantia técnica vai permanecer, mesmo com a entrega definitiva do objeto, relativamente às obrigações secundárias surgidas do contrato.

Na situação concreta, conforme Acórdão nº 202/2002, da 1ª Câmara do TCU, a vigência contratual foi estabelecida em função da garantia técnica envolvida (no caso, 60 meses após a entrega definitiva de 20 computadores, ou seja, o marco final da obrigação principal define o marco inicial da garantia contratual, que somente tem seus efeitos iniciados após a entrega, instalação e recebimento dos bens nos termos avençados).

De qualquer modo, tenha a vigência contratual sido fixada nesses moldes (abarcando a garantia técnica), ou não (como orienta o TCU), o contrato somente pode ser crescido se houver obrigações principais pendentes.

Dessa forma, apenas seria admitida a alteração quantitativa no contrato se, além do saldo de vigência, estivesse pendente pelo menos uma das obrigações principais (entrega do objeto, recebimento ou pagamento pela Administração).

Tendo sido executada a parcela relativa ao fornecimento dos bens (exemplificativamente 20 computadores que foram recebidos definitivamente em 10.10.2016), com o recebimento e pagamento pela Administração, não será possível o acréscimo contratual, ainda que o ajuste esteja formalmente vigente (até 09.10.2021 em razão dos 60 meses de garantia técnica). Isso porque a garantia técnica não constitui obrigação principal e, assim, não afeta o prazo de vigência do contrato.

CONCLUSÕES

Não é possível o acréscimo contratual no limite de até 25% do valor do contrato (art. 65, inc. I, alínea “b” e § 1º, da Lei nº 8.666/1993) após o cumprimento das obrigações principais, relacionadas à execução, ao recebimento e ao pagamento. Isso porque, cumpridas essas obrigações, o contrato encontra-se extinto, ainda que haja saldo “formal” de vigência remanescente, de modo a não ser mais possível alterá-lo.

Inclusive, a garantia técnica prestada na forma do art. 50 do Código de Defesa do Consumidor, que se restringe a assegurar, pelo período indicado, padrão de qualidade adequado, segurança, durabilidade e desempenho do bem, constitui uma obrigação secundária. Por isso, o contrato de fornecimento e instalação dos equipamentos não precisa ter seu prazo de vigência fixado considerando o período de garantia técnica, nos moldes dos entendimentos do TCU e da AGU citados.

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

REFERÊNCIAS

MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Editora dos Tribunais, 1992.

1 Ressalte-se que, em que pese a Lei nº 8.078/1990 designá-la de “garantia contratual”, na presente situação, para não a confundir com a garantia contratual da Lei de Licitações, optamos por nos referir a ela como “garantia técnica”.

[Blog da Zênite] A desvinculação do prazo de vigência do contrato do período de garantia técnica

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação das Estatais! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores