Menor aprendiz e a Lei nº 14.133, de 2021: ações protetivas do Estado

Doutrina

A necessidade de criar uma rede de proteção aos menores e assegurar a eles direitos que impactam na sua formação, veio a legislação pátria a desenhar as situações protetivas quando os menores vêm a trabalhar na condição de aprendizes.

Partindo da Constituição da República que, no seu art. 7º, inciso XXXIII, proibiu trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 (quatorze) anos, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT também delineia deveres dos empregadores desses menores, regulamentando algumas situações protetivas nesses contratos de trabalho – arts. 402 a 433.

E do Decreto nº 9.579, de 2018, defluem regras definidoras da situação de aprendiz e, também, o disciplinamento do contrato de aprendizagem, dando efetividade, com a regulamentação, àquela proteção constitucional e legal já conferida ao menor aprendiz.

Cabe ao Poder Público, quando na condição de empregador através dos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública como um todo, a observância das regras impostas na Constituição da República, na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e no Decreto 9.579, de 2018.

Direitos como o da formação técnico-profissional; anotação na carteira do trabalho; salário-mínimo hora; jornada máxima de trabalho; fundo de garantia por tempo de serviço – FGTS; férias e vale-transporte, dentre outros, são assegurados a esses menores e devem ser respeitados por todo e qualquer empregador, seja esse o Poder Público ou entidade de natureza privada.

Texto completo aqui! 

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores