Deve constar no edital para registro de preços a quantidade mínima a ser contratada?

Registro de Preços

É válido recordar que, conceitualmente, a adoção do registro de preços tem cabimento para atendimento daquelas situações marcadas pela imprevisibilidade, seja no que tange ao quantitativo e/ou ao momento em que se farão necessárias as efetivas contratações.

Como bem se sabe, o § 4º do art. 15 da Lei nº 8.666/1993 estabelece que a “existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir”. Sendo assim, o sistema de registro de preços permite que a Administração, na medida em que sua demanda surge, convoque o particular para celebrar as contratações na exata medida do seu interesse.

Considerando que as situações que usualmente conduzem à adoção do sistema de registro de preços são marcadas pela imprevisibilidade quanto ao momento e/ou ao quantitativo a ser consumido, tem-se que a regra é que não haja indicação do quantitativo mínimo do objeto a ser adquirido pela Administração.

Contudo, é preciso destacar que essas características do sistema de registro de preços não autorizam a definição aleatória do quantitativo do objeto que será registrado em ata. Embora imprevisível o quantitativo exato, o art. 9º, inciso II, do Decreto nº 7.892/2013 exige a definição, no edital de licitação, da “estimativa de quantidades a serem adquiridas pelo órgão gerenciador e órgãos participantes”.

Dessa forma, o edital deve indicar a “estimativa de quantidades a serem adquiridas pelo órgão gerenciador e órgão participantes”, não sendo obrigatória a fixação em edital e em ata de registro de preços do quantitativo mínimo a ser adquirido a cada contratação celebrada pela Administração.

A fixação de um quantitativo mínimo a ser demandado em cada contratação decorrente da ata poderia restringir a faculdade conferida pelo § 4º do art. 15 da Lei nº 8.666/1993, segundo a qual a Administração pode solicitar a quantidade adequada para o atendimento de sua necessidade, conforme verificado no momento da contratação.

Imagine-se, por exemplo, que o edital tivesse fixado o quantitativo mínimo de 100 unidades para cada contratação do objeto registrado em ata, mas a necessidade da Administração requer a contratação de apenas 60 unidades. Nesse caso, a Administração não poderia realizar a contratação no momento pretendido, tendo que aguardar surgir a necessidade de mais 40 unidades para efetivar a contratação mediante utilização do registro ou instaurar uma licitação específica para viabilizar a contratação.

Em que pese a regra se forme no sentido de não se exigir a fixação de quantitativo mínimo a ser demandado a cada contratação, a depender do objeto, em razão de sua natureza e a fim de resguardar o melhor aproveitamento da economia de escala, a adoção dessa prática pode ser recomendada. É o caso, por exemplo, da prestação de serviços gráficos. Nesse caso específico, uma licitação para registro de preços sem a definição de quantitativos mínimos a serem observados em cada contratação pode resultar em pouca competitividade ou na apresentação de propostas com valores muito elevados.

Enfrentada a questão sob esse enfoque, concluímos não ser necessário prever no edital de licitação para registro de preços o quantitativo mínimo a ser demandado em cada contratação decorrente da ata. Não obstante, a depender do objeto, essa pode ser uma prática interessante para resguardar o melhor aproveitamento da economia de escala.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores