Contrato: rescisão unilateral

Contratos Administrativos

  • TJ/RS – Contrato – Inexecução – Rescisão unilateral – Possibilidade

O TJ/RS, em apelação cível, julgou a ocorrência de inexecução contratual e a possibilidade rescisão unilateral do contrato pela Administração.

No caso, durante a execução do contrato, “houve descumprimento das obrigações assumidas pela requerente, seja porque deixou de entregar materiais com os quais expressamente se comprometeu em relação à revitalização de praça municipal, seja porque paralisou, injustificadamente, a obra de ampliação de sede de escola municipal”. Ademais, a empresa “não logrou êxito em comprovar a necessidade de realização de aditamentos contratuais para ampliação dos preços ajustados, tampouco demonstrou a superveniência de fatores que pudessem conduzir ao redimensionamento dos pagamentos assumidos pelo município de acordo com as ofertas vencedoras nos processos de licitação”.

Nesse sentido, “impõe-se reconhecer que houve quebra contratual pela empresa autora, porquanto não finalizou os serviços para os quais fora contratada, conduzindo à rescisão unilateral do contrato pelo ente público, em consonância com as normas contidas nos artigos 77, 78 e 79 da Lei de Licitações”. (Grifamos.) (TJ/RS, Apelação Cível nº 5002415-78.2017.8.21.0141/RS, Rel. Des. Laura Louzada Jaccottet, j. em 15.12.2022.)

 

  • TJ/RJ: Rescisão unilateral pela Administração – Não configuração

O TJ/RJ julgou a nulidade da rescisão unilateral realizada pela Administração. No caso, o ente contratante resolveu rescindir o contrato de prestação de serviços para locação de ambulâncias.

Conforme analisado, a rescisão ocorreu “sem qualquer notificação ou justificativa fundamentada”, além de que o município “apropriou-se das ambulâncias sem contraprestação, por longo período, contratando diretamente os mesmos profissionais para condução dos automóveis”. O município alegou que “o motivo da rescisão foi o inadimplemento do contrato pela parte ré, porém, sequer declarou qual teria sido ele”.

Segundo o tribunal, “a pretensa rescisão unilateral não se encaixa dentre as hipóteses legais, previstas no art. 78, incisos I a XII e XVII da lei nº 8.666/93, tampouco obedeceu à forma exigida pelo art. 79, I da mesma lei, e por cláusula contratual expressa, que versam acerca da indispensável notificação por escrito da contratada, que não foi realizada. Desta forma, reconhecida a nulidade do ato de rescisão, são devidos os valores relativos à locação dos bens retidos pela Administração, consubstanciados nas notas fiscais apresentadas pela empresa apelante”. (Grifamos.) (TJ/RJ, Apelação Cível nº 0026202-74.2017.8.19.0014, Rel. Des. Rossidelio Lopes da Fonte, j. em 16.12.2022.)

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores