A anualidade do reajuste deve considerar a data da habilitação, da proposta ou a do exercício da preferência pela ME contratada?

Contratos Administrativos

DIRETO AO PONTO

Como regra, então, o prazo anual exigido pelo art. 3º, § 1º, da Lei nº 10.192/2001, igualmente previsto no art. 40, inc. XI, da Lei nº 8.666/1993 como requisito para concessão de reajuste de preços em contrato administrativo, deve ser contado a partir da data-limite para apresentação da proposta, e não da data em que, convocado, o licitante exerceu direito de preferência.

FUNDAMENTAÇÃO

O art. 3º, § 1º, da Lei nº 10.192/2001 prevê a regra da anualidade – periodicidade necessária para a concessão do reajuste de preços em contratos administrativos.

Com a simples leitura literal do dispositivo, já seria possível defender que o marco para contagem do prazo anual exigido para fins de reajustamento de preços do contrato é a data em que o particular apresentou sua proposta, e não a data em que ele reduziu sua proposta quando do exercício do direito de preferência.

Você também pode gostar

Contudo, há outra razão, mais incisiva que a primeira, para se afirmar que a anualidade exigida no art. 3º, § 1º, da Lei nº 10.192/2001 deve ser contada a partir da data da apresentação da proposta original: a preservação do equilíbrio econômico-financeiro.

A manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos é regra imposta pela Constituição Federal, que prevê, em seu art. 37, inc. XXI, o dever de a Administração Pública manter “as condições efetivas da proposta” durante toda a execução da avença.

Quem define o encargo a ser contratado (ou seja, o ônus a ser suportado pelo particular) é a Administração. Já o preço (ou a remuneração) é definido pelo particular, que não o faz livremente, mas com base em alguns parâmetros, em especial no contexto de mercado no momento em que a proposta é elaborada e, ainda, no orçamento estimado da Administração.

Portanto, a equação econômico-financeira foi formada no momento em que o particular apresentou sua proposta na licitação, qual seja, na data em que foram apresentados os envelopes de habilitação e de proposta, de acordo com a realidade de mercado observável até a data pertinente.

Posteriormente, os descontos decorrentes da fase de lances, de eventual negociação ou, ainda, do exercício de preferência, a rigor ficam vinculados àquela oferta, que pode apenas ser reduzida.

Raciocínio diverso poderia ser feito quando, ao reduzir o preço durante o procedimento, houver uma redução significativa (e não mero desconto) e seja confirmada a ocorrência de uma mudança superveniente no cenário mercadológico nesse momento. Diante disso, justificadamente, seria sustentável a mudança do marco de contagem do reajuste. Outra hipótese se verifica diante da desclassificação de todas as propostas, em que é aberto o prazo de oito dias para reapresentação de propostas (art. 48, § 3º, da Lei nº 8.666/1993). Nesse caso, igualmente, é possível reformular completamente a proposta, situação em que, entendemos, também é possível motivar o deslocamento da data-base de contagem da periodicidade do reajuste.

[Blog da Zênite] A anualidade do reajuste deve considerar a data da habilitação, da proposta ou a do exercício da preferência pela ME contratada?

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores