TRF da 1ª Região: é possível a utilização do pregão para serviços de supervisão e assessoramento de obras  |  Blog da Zênite

TRF da 1ª Região: é possível a utilização do pregão para serviços de supervisão e assessoramento de obras

Obras e Serviços de EngenhariaPregão

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao julgar apelação cível, analisou a possibilidade de contratação, por meio de pregão, de serviços de assessoramento, apoio técnico e supervisão da execução de obras.

Objeto comum e definição objetiva

De acordo com o relator, tais serviços não apresentam complexidade técnica incompatível com a modalidade pregão, desde que o objeto seja detalhadamente definido no instrumento convocatório, atendendo à exigência legal de contratação de bens e serviços comuns — aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser descritos de forma objetiva no edital.

Entendimento consolidado

Conforme destacado na decisão:

Você também pode gostar

“A jurisprudência deste Tribunal é pacífica no sentido de que a prestação de serviços de engenharia e a supervisão e acompanhamento de obras, quando detalhadamente definidos no edital, enquadram-se no conceito de serviço comum, permitindo a utilização do pregão eletrônico.”

Decisão

Dessa forma, o Tribunal concluiu ser lícita a utilização do pregão eletrônico para a contratação de serviços de supervisão de obras, desde que observados os requisitos de definição objetiva do objeto no edital.

Fonte: TRF da 1ª Região. Apelação Cível nº 1000114-23.2016.4.01.4000. Relatora: Des. Ana Carolina Alves Araujo Roman. Julgado em 10.04.2025.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite