Em 08.09.2022, foi realizada webinar pelo Ministério da Economia para informar a abertura do sistema Compras Contratos para órgãos/entidades não SISG (não integrantes do Executivo federal), especificamente para o Legislativo e Judiciário federais.
O Compras Contratos é o sistema de gestão contratual disponibilizado àqueles que utilizam o qualquer das ferramentas do Compras.gov.br, a exemplo do pregão eletrônico (pela Lei nº 8.666/1993), dispensa eletrônica (já adequado à nova Lei de Licitações), ETP Digital etc. Acerca das funcionalidades, o Compras Contratos:
- já está conectado ao PNCP; e
- oferece ferramenta para gestão das contas vinculadas (terceirização):
- pelo caderno técnico da IN nº 5/2017 ou pela Súmula 331.
E está em processo de adaptação às disposições da nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 para permitir, entre outras medidas:
- Avaliar o desempenho contratual;
- Realizar ao cadastro de atesto de cumprimento de obrigações; e
- Considerar o sistema de registro cadastral unificado.
Será possível adaptar aos sistemas dos órgãos/entidades por meio de Termo de Cooperação ou outros instrumentos. A SEGES/ME dará prioridade às adaptações que abarquem o maior número de órgãos/entidades, ou seja, não serão feitas adaptações que atendam apenas um órgão/entidade.
Outro ponto importante é a existência do “ambiente de transparência”, no qual qualquer pessoa pode acessar e consultar as informações sobre os contratos lançados no Compras Contratos, pelo link “Transparência” na página inicial.
Qual o procedimento para o órgão/entidade aderir e passar a utilizar o Compras Contratos?
- Quem não é usuário de nenhuma das soluções do Compras.gov.br (ex.: dispensa eletrônica, pregões eletrônicos etc.), deverá fazer a adesão, conforme procedimento descrito aqui: tookit-adesao-ao-compras.pdf (www.gov.br)
- Para aqueles que já utilizam o Compras.gov.br, os administradores das UASGs poderão dar acesso ao Compras Contratos a partir de 3 de outubro/2022. Não há necessidade de contatar a SEGES, apenas no caso de adaptação do sistema, lembrando que serão priorizadas aquelas que propiciem o acesso do maior número de órgãos/entidades, conforme referido anteriormente.
O manual para utilização do Compras Contratos, pelos órgãos/entidades está disponível aqui: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/conheca-o-compras/comprasnet-contratos/ManualComprasgovbrContratosv1.pdf. O manual é de mar/2022 e não contempla, portanto, a versão mais atualizada do sistema. Mas a partir dele é possível conhecer as funcionalidades e obter as primeiras diretrizes para utilização.
Confira aqui os novos recursos destacados pela SEGES/ME na webinar.
INTEGRAÇÕES PREVISTAS PARA 2023:
- SICAF: para que não seja necessário entrar em 2 sistemas para realizar a fiscalização (contratos + SICAF). Será possível consultar o SICAF pelo Compras Contratos, sendo possível, por exemplo, consultar as certidões e documentos dos contratados/fornecedores.
- Nota fiscal eletrônica: através da chave NF-e será possível importar a fatura para o Compras Contratos, automaticamente.
- CADIN
- Simples Nacional
- Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG:
Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019.
- Banco Central: para acessar e aplicar os índices de reajuste respectivos
- Estados e municípios: disponibilização em escala até o final de 2023
NOVAS FUNCIONALIDADES PREVISTAS PARA 2023:
- Apropriação de fatura
- Termo de encerramento
- Relatório final da execução contratual
- Novo módulo de gestão de atas
- Repactuação automática
- Planilha de custos previstas para 2023 – parceria com o INSS
- IMR